Mutirão pretende atender 200 pessoas
Mutirão pretende atender 200 pessoas
Publicada: 29/05/2010
Foto: Maria Odilia/Arquivo JC
Um mutirão realizado por médicos, estudantes e dentistas vai atender hoje 200 pessoas no ambulatório do Hospital Universitário. O “Mutirão contra a cefaléia” é um evento nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Cefaléia para orientar e encaminhar pacientes que sofrem com o mal, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros.
Em Aracaju, o atendimento começa às 8 horas e só termina quando todas as 200 pessoas que receberam a senha distribuída no início do mutirão forem atendidas. O evento acontece em outras 12 cidades e faz parte da programação pelo Dia Nacional da Cefaléia comemorado em 19 de maio.
Segundo a dentista Cristiane Espínola, membro da equipe coordenada em Aracaju pelo neurologista Alan Chester, se houver necessidade de encaminhamentos a equipe fará os procedimentos. “Para quem tem dor de cabeça há muito tempo e nunca teve atendimento especializado, é uma ótima oportunidade”, reforçou a estudante de Medicina, Luana Dantas. Ela também faz parte da equipe que vai atuar no mutirão.
Para ser atendido no mutirão, basta se dirigir ao ambulatório do Hospital Universitário, que fica anexo ao HU, na rua Cláudio Manoel Batista, próximo à Rede Jornal. Só serão atendidas as pessoas que receberem as senhas a serem distribuídas antes do atendimento começar, às 8 horas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaléia, consultar um neurologista e fazer o tratamento indicado reduz em até 60% as crises de enxaqueca. Existem cerca de 300 tipos de dores de cabeça e a maioria exige um tempo prolongado de tratamento para a cura ou amenização das crises. Existem mais de 200 causas que levam às dores de cabeça, entre elas estão as questões hormonais nas mulheres, má alimentação, pouca prática de exercício físico e o estresse.

