MÉDICOS REDUZEM SEDAÇÃO DO CABO JAILTON, MOTORISTA DE LUIZ MENDONÇA, QUE ENCONTRA-SE INTERNADO NO HUSE.

22/08/2010 17:24

 

MÉDICOS REDUZEM SEDAÇÃO DO CABO JAILTON, MOTORISTA DE LUIZ MENDONÇA, QUE ENCONTRA-SE INTERNADO NO HUSE.

 
Segundo informação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), os médicos iniciaram, neste sábado (21), à tarde, a redução da sedação do cabo Jailton Batista Pereira, motorista do desembargador Luiz Mendonça, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, atingido com tiros na cabeça, durante o atentado de quarta-feira (18), ocorrido na avenida Beira Mar.Segundo ainda fonte do hospital, o motorista ainda permanece em coma, “mas já apresentou alguns discretíssimos movimentos no lado direito do corpo. São muito discretos para poder saber se são reflexos medulares ou alguma função cerebral”. Explica.

 
À noite, o motorista Jailton Batista Pereira já estava apresentando alguma reação, pincipalmente do lado direito. Seu estado de saúde permanece grave, mas já não há sinais de morte cerebral (que era receio do neurocirurgião que o operou): “se vai acordar, só o tempo vai nos mostrar”, diz a fonte.

 
Histórico – O motorista Jailton Batista Pereira chegou na área vermelha do HUSE antes das 09:20 horas de quarta-feira (18), trazido pelos colegas policiais (a ficha de atendimento marcava 09:22 horas). Apresentava ferimento penetrante no crânio em região parietal direita (atrás da orelha) e antebraço e mão esquerdos.

 
Foram realizadas as medidas de suporte avançado à vida pela equipe de cirurgia geral e emergencista da àrea vermelha do Hospital. Segundo a fonte do hospital, “por sorte, a equipe daquele dia era excelente (nem todos os dias são premiados)”. Após a estabilização inicial, com entubação, ventilação adequada, reposição do sangue com fluidos (soro), medicação para diminuir a pressão dentro do crânio e compressão das feridas sangrantes, foi avaliado pela neurocirurgia.

 
Na primeira avaliação foram encontrados sinais de lesão cerebral grave e ausência de reflexos do tronco encefálico. Foi solicitada avaliação tomográfica do crânio para melhor avaliação da lesão e esta foi imediatamente realizada. O neurocirurgião acompanhou o paciente durante a realização do exame. A tomografia revelava que o ferimento era profundo e o projétil tinha atravessado o hemisfério direito e quase todo o esquerdo. Havia um edema cerebral difuso (inchaço do cérebro pelo trauma). Após a tomografia o paciente foi reavaliado: mostrava discretos movimentos e retorno de alguns reflexos do tronco encefálico.

 
O motorista foi encaminhado ao centro cirúrgico onde foi realizada a cirurgia de ampla abertura do crânio, para que o cérebro edemaciado tivesse mais espaço e não comprimisse o restante ainda viável. Foi feita a hemostasia (coagulação dos vasos sangrantes) e correção das lesões causadas pelo projétil na pele e dura-máter (membrana que envolve o cérebro). A cirurgia terminou às 17:30 horas de quarta-feira (18) e o paciente foi imediatamente encaminhado à UTI, onde permanece em sedação, para que o cérebro use toda a sua energia para se recuperar, e em uso de medidas para adequado envio de sangue, oxigênio e nutrientes ao encéfalo. O neurocirurgião Rilton Morais foi responsável pela cirurgia do motorista e é quem presta total atendimento ao paciente.

 
Fonte: Faxaju